quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Povo Pataxó e sua Língua

Nossa história começou aqui, na Bahia de todos os Santos, local onde tentamos resgatar a cultura e preservar as que ainda resistiram ao tempo. A cultura Pataxó é uma delas.


A lingua Pataxó esteve por várias decádas mantida por um pequeno grupo de pessoas, e já não era praticada pelo Povo Pataxó, alguns professores e lideranças começaram uma pesquisa no intuito de revitalizar a lingua.

Este processo foi muito longo, pois não tinhámos muitas palavras registradas e as que tinhámos estavam em livros antigos feito por viajantes que passaram pela região à séculos atrás.

Com o passar dos anos fomos adquerindo mais informações e foi aí que criamos uma coordenação de pesquisa denominada ATXÔHÃ para estudo e pesquisa da lingua, historia e cultura Pataxó, temos hoje em todas as aldeias Pataxó de Minas Gerais e Bahia professores de Patxôhã, nome dado a lingua Pataxó que quer dizer "ligua do guerreiro".

Somos do grupo linguistico macro-jê, somos da família linguistica maxacalis, como não tinha um nome para a lingua, foi definido que a chamariámos de Patxôhã.

Nhangatu era o nome dado a lingua geral do Brasil Colonial e representava os povos que falavam tupi, todos os não-tupi eram chamados de tamois ou tapuias.

Saudações Pataxó!!!


KARKAJU PATAXÓ

4 comentários:

  1. queria mora na audeia sou filha de india e meu sonho saber o meu nome na lingua indigina

    ResponderExcluir
  2. o povo esta acabando com meu povo indio .eles pelo contrario nao desmata eles cuida eles sim sao gente e nao uma cambada de incopetentes que esta acabando com amazonas alias com muitos lugaris .fico triste em saber que os indios estao sumindo ..quem mim dera viver junto deles pra defender a natureza mais imfelismente vivo em sao paulo mais se podesse viveria tranquilo na meio da mata caçando..pescando ralando mandioca em fim fazendo o que eles faz principalmente vivver peladona rsrsrsrs um grande abraço pra minha familia KARKAJU PATAXOS

    ResponderExcluir