terça-feira, 14 de dezembro de 2010

NAUFRÁGIO DE NAVIOS FRANCESES NA COSTA DO MUTÁ


Informações históricas apontam naufrágio de duas
 embarcações francesas do século XVI



Uma primeira pesquisa histórica e cartográfica revela que em 1527, duas embarcações francesas, integrantes de uma esquadra que tentou ocupar a Bahia, afundaram no mar próximo ao Mutá e a Coroa Vermelha. A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social do Mutá-Adesm, em parceria com o Yacht Club de Porto Seguro, autoridades nacionais e internacionais e a recém-criada agência de notícias Mídia Mutá começaram a pesquisa documental, para uma futura expedição de busca.



CONTA A HISTÓRIA...



De fato nos mapas náuticos, bem em frente à baía do Mutá, consta um Boqueirão dos Franceses e no livro "Sob os Céus de Porto Seguro", assim escrevia o repórter dos Diários Associados Edmar Morel em 1939, "...20 de janeiro de 1527, a população de Porto Seguro, constituída por 245 pessoas, acompanhava a procissão de São Sebastião. De súbito surgiu atrás dos arrecifes uma esquadra francesa. Os canhões abriram fogo e os navios fugiram. Na fuga, dois naufragaram numa barra. É hoje "Boqueirão dos Franceses". Segundo Morel então teriam sido os canhões de Porto Seguro a afugentar a esquadra francesa. Os canhões existem ainda hoje no Fortim da Cidade Histórica de Porto Seguro. Canhões que, inclusive atiraram carregados a festim em 1939, durante o Raid Aéreo organizado por Assis Chateaubriand dos Diários Associados.



RUMO AO DESCOBRIMENTO DOS NAVIOS

Uma cópia do mapa mais antigo do Brasil; conhecido com PLANISFÉRIO DE CANTINO de 1502.
Recebida da Biblioteca ESTENSE onde está custodiado o original.


O Mídia Mutá começou, em parceria com com o Yacht Club de Porto Seguro e um importante historiador porto-segurense, uma pesquisa documental, para, numa segunda fase, promover uma busca subaquática para tentar encontrar os restos deste importante e histórico naufrágio do século XVI. "Já entramos em contato com as autoridades consulares francesas para saber se, pelos registros navais da França é possível conhecer tipo e nome das embarcações, assim como identificar os comandantes", explicou o Diretor Social do Yacht Club de Porto Seguro, Jean Pierre Salerno, "desde já convidamos todas as pessoas a colaborar e futuramente a participar da expedição Procurando os Galeões Franceses do Mutá".



CURIOSIDADES...



De acordo com o historiador Romeu Fontana, além do livro citado há outros registros do fato. Segundo o comodoro do Yacht Club, Ciro Leite, que tem uma grande experiência náutica e uma das maiores empresas de navegação turística de Porto Seguro, a Cia do Mar, o Boqueirão dos Franceses é uma realidade, "fica aproximadamente a uma milha mar adentro em frente ao Mutá, ao lado do Boqueirão das Pontainas", explicou Ciro Leite, "no verão, com a água mais límpida podemos dar a primeira olhada". O velejador Marcos Oliveira, da Flotilha do Mutá informou que, nos anos passados, um mergulhador da região já teria encontrado alguns pregos de grandes dimensões, de aparência bem antiga.



Mídia Mutá/ Antonio Alberghini


Nenhum comentário:

Postar um comentário